LITERATURA

02/12/2016

Um serão com ‘’ Mário Zambujal ‘’

 

Com o pretexto do lançamento do seu último livro ‘’ Márito ‘’ como lhe chamavam nas redações dos vários jornais e revistas por onde passou, Mário Zambujal ofereceu-nos

um serão belíssimo e cheio de boa disposição  de histórias de vida contadas na 1ª pessoa.

Um homem de palavra simples e com muito humor, que agarrou a plateia desde a primeira pergunta feita pelos moderadores José Teófilo e Rosa Azevedo, e não mais parou, percorreu décadas de escrita e vida jornalística, sem necessidade de segunda pergunta.

Doze são já as suas publicações em livro, desde ‘’  A crónica dos Bons Malandros ‘’ até este último ‘’ Romão e Juliana ‘’ .Bem haja ‘’ Muito cá de casa ‘’, venham muitos mais serões como este.

A bem da ‘’CULTURA’’

José Raimundo

 
 
 
 

Se quer saber mais sobre a bela cidade do Rio Azul e dos seus magníficos arredores, não deixe de ler estes agradáveis livros.

Saiba mais acedendo a www.livrosdorui.blogspot.com
 

 

 

                                                                                                                                       

18/08/15

MARIA DO ROSÁRIO BARARDO é natural do Bombarral. Obteve os diplomas das licenciaturas em História e em Estudos Especializados de Informação Turística, na Universidade de Lisboa, e de Estudos Pós-graduados em História Medieval e do Renascimento, na Universidade do Porto. Tem ainda diploma do curso de Etnologia Histórica do Mediterrâneo, pelo Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa e o de Direito do Ambiente e Economia Ecológica pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, com o patrocínio do European University Institute (Florença) e Écoles des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Durante o seu percurso profissional, no Turismo Oficial de Portugal, as áreas de trabalho foram predominantemente ligadas a domínios do Património Cultural. Colaborou em diversos grupos interdepartamentais, nacionais e internacionais, de que merece especial destaque o ICOMOS – Internacional Council of Museums and Sites, para além de outros grupos e jornadas relacionados com o património cultural e religioso. Exerceu também funções de docência de História, Etnografia e Geografia. Atualmente, tem prosseguido a sua atividade, ligada a várias ações no âmbito do património arquitetónico e cultural.

 

                  SANTUÁRIOS DE PORTUGAL - CAMINHOS DE FÉ

 

O património espiritual, histórico e artístico dos 161 santuários de Portugal está pela primeira vez reunido numa só obra, fruto da investigação de Maria do Rosário Barardo, que a Paulinas Editora publicou recentemente.

As informações e fotografias das 684 páginas do livro “Santuários de Portugal – Caminhos de Fé” foram criteriosamente selecionadas para responder às expetativas religiosas e culturais de fiéis e peregrinos, assim como de pessoas não crentes ou de outros credos religiosos.

A iniciar o volume, que abrange todas as dioceses portuguesas, o leitor tem acesso a uma apresentação detalhada dos santuários enquanto lugares de presença divina e de profecia da Pátria Celeste, a par de espaços privilegiados de caridade.

Os conteúdos foram concebidos de acordo com uma metodologia comum para todos os santuários, quer se assumam como conjuntos monumentais quer como igrejas ou ermidas, com narrativas compreensíveis, sintéticas e esclarecedoras.

A abrir cada um dos 20 capítulos é apresentado o mapa da diocese com a indicação dos seus santuários, a que se acrescentam locais de culto com relevância na piedade popular. 

Além da localização dos santuários, os textos contextualizam o concelho em termos históricos e revelam dados sobre a memória dos cultos, desde as origens até aos dias de hoje, passando pelos principais aspetos arquitetónicos e artísticos que os distinguem.

As datas das seculares peregrinações e romarias são complementadas com um vasto conjunto de elementos sobre as manifestações da piedade popular que representam a matriz de um património comum.

Para quem deseje aprofundar a história dos Santuários de Portugal, está disponível a bibliografia que serviu de base à redação desta obra de referência. 

Com o presente volume pretendemos uma fruição integrada e interpretação legível, que também permitirá aos especialistas estudar a diversidade das origens, entender os mecanismos mentais dos patrocinadores, as razões do tipo de construção erguida, bem como as sensibilidades espirituais geradoras dos santuários.

Esta visão de conjunto permite comprovar a razão de Portugal ser apelidado de “Terra de Santa Maria”, dado que 116 santuários são de invocação mariana, sendo 28 cristológicos e os restantes 17 dedicados a santos e santas.

 

 

******************************************************************************************

08/11/2014

MODA, MODA, MODA FOI AO LANÇAMENTO DUM LIVRO EM SETUBAL na CASA DA BAIA 

 
MAS NAO FOI UM LANÇAMENTO QUALQUER.
 
Escrever um livro da muito trabalho moral, muito dom de si e muito desapego ao "filho" recem-nascido que vai partir de mao em mao.  Vai ser analizado, estudado, desfraldado ha procura da virgula que fara a diferença e que nos indicara a temperatura que precisamos para continuar a dar aos outros um pouco das nossas visceras.   
Escrever um livro e como ficar nu frente aos outros e mostrar pela nossa traça os sentimentos francos e diretos que queremos dar em partilha.
 
Foi com este estado de espirito que fui a mais uma estreia de livro sobre SETUBAL do meu amigo do facebook, RUI CANAS GASPAR: GENTE DO RIO - HOMENS DO MAR.
 
                                       
 
SETUBAL retratada na sua simplicidade de povo trabalhador e agarrado aos seus costumes e tradiçoes.   Historias de ontem que merecem ser contadas ao canto da lareira como outrora, e que fazem sorrir pela sua ingenuidade e sua franqueza.  A evoluçao da cidade veio depois fazer-se notar nesta narrativa e alegrou-me muito saber que num momento em que os mecanismos das novas tecnologias abundam e sobressaem, ha homens como o RUI CANAS GASPAR nos dando muita vontade de ler, reler e partilhar as suas paginas.  
 
           
 
Esta partilha de amizade foi-nos apresentada duma maneira muito tocante pelo amigo LIONEL DIAS e pela Doutora PAULA BORREGO alem do autor.
 
 
                         
 
O livro merece uma continuaçao. Porque apesar das suas 253 paginas muita coisa e muitas historias ficaram por contar sobre esta respeitavel SETUBAL  centenaria.  Ao Rui obrigada pelo momento e pela escrita que fica para sempre.
 
MODA, MODA, MODA em SETUBAL ATRAVEZ DAS SUAS GENTES
 
MALENAMARTINS

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

02/11/2014

 

 

Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, fez questão estar presente neste evento cultural da nossa cidade.

O jornalista Raul Tavares fez a apresentação da exposição e do livro num belo momento de improviso.

O amigo "Gente Gira" Dr. Manuel Guerra proporcionou um enorme momento de fado de Coimbra.

Foi assim uma tarde diferente no Mercado do Livramento. Uma família muito feliz com gente muita gira, 

gente amiga e de bem. 

Afinal quem se quer bem sempre se encontra. Bem haja QUIM GOUVEIA pela tua luta.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Rui Canas Gaspar

A apresentação desta obra está agendada para o sábado dia 8 de novembro, pelas 17,00 horas na Casa da Baía, em Setúbal e o acesso é livre.

 

Ao longo de 250 páginas o autor sadino Rui Canas Gaspar, conduz-nos num passeio por Setúbal, tal como um avô troineiro poderia fazer com o seu neto, falando-lhe sobre os mais diversos temas relacionados com a sua terra.
E, é assim que vamos ver aqui abordados temas tão distintos, como as Festas da Troia e da Arrábida, A Feira de Santiago e a saborosa Bolacha Piedade, os clubes centenários da nossa terra e O SETUBALENSE o mais antigo jornal continental. Vamos também conhecer a história do Palácio Feu Guião e saber um pouco mais sobre os misteriosos jardins do palácio Botelho Moniz e muito, muito mais sobre esta terra que promete dar que falar.
O livro termina com os projetos em curso sobre Setúbal e aqueles que estão também anunciados, sobretudo para o Porto de Setúbal.
Escrito numa linguagem simples, porém rigorosa, o original foi revisto na totalidade por um dos mais entendidos especialistas nas coisas de Setúbal, António Cunha Bento, de forma a certificar os conteúdos de carácter histórico.
Foram muitos os contributos de vários setubalenses não só com preciosas informações como também para revisão de alguns textos temáticos, como foi o caso de Tomé, esse símbolo vivo vitoriano ou de Vitor Caldeirinha, o dinâmico Administrador da APSS.
SETÚBAL – Gente do Rio Homens do Mar é sem dúvida um livro que todos os setubalenses vão gostar de ler e de partilhar com os amigos.
A apresentação desta obra está agendada para o sábado dia 8 de novembro, pelas 17,00 horas na Casa da Baía, em Setúbal e o acesso é livre.